Portugal Parte 7 – O Porto

Terminado o Festival, era hora de seguir para o Porto, para Porto (nunca sei se uso o artigo aqui ou não). Ainda aproveitamos para passear um pouquinho na região do Alentejo, mas na sequência pegamos a estrada.

Já estava tirando de letra essa história de dirigir aquele carrão (mentira, mas já estava menos difícil)! Fizemos de carro esse trecho até Porto, mas chegando na cidade devolvemos o carro. Porto tem um transporte público que funciona muito bem, as vagas de estacionamento eram caras e difíceis e por isso, optamos por ficar sem carro a partir dali.

A cidade é incrível! Fiquei muito muito muito apaixonada por Porto! Destaque para o rio Douro que corta a cidade é um lugar lindo de qualquer lado dele que você esteja! Fica dourado no por do sol, fazendo jus ao nome! Ficamos hospedados bem perto de uma estação do metrô, ou metro, como eles dizem. Então, facilmente conseguíamos ir para todos os cantos! E cada canto lindo tem o Porto!

Foi um tempo de descanso em relação a primeira semana no Festival que tinha sido intensa. E também de aproveitar o passeio e turistar mais.

Não apresentei o espetáculo, mas dei uma oficina para um grupo de lá. O Palhaços Visitadores, grupo da Eva, que me ajudou em cada passo dessa viagem, tanto no Festival quanto nos outros lugares (Obrigada, maravilhosa!). O grupo visita asilos e lares de idosos por lá. A ideia era que eu dividisse um pouco da minha experiência de palhaça visitadora (de hospitais) com eles!

E foi muito gostoso! Eu sempre fico nervosa em workshops. Gosto muito dessa função, mas sempre fico aflita. Não sei como as pessoas vão receber. E tenho um problema de tempo. As vezes programo muita coisa e não dá tempo e outras vezes sobra tempo. Então fico o tempo todo tentando equilibrar isso.

Cortei algumas coisas logo de cara porque começamos mais tarde que o combinado (problemas técnicos). Mas eu gostei muito de ver outro grupo em atividade. Eles são em um número de participantes que parece o Plantão Sorriso. E dá pra ver que tem uma ligação muito bacana. Foi muito legal ver o jogo deles! E o quanto eles estavam inteiros e disponíveis para as atividades propostas.

Enquanto estava lá, pensei nisso de ter um workshop. E acho que preciso de algo mais estruturado. Digo isso no sentido de ter um material fechado e fazer sempre mais ou menos a mesma coisa, ou seguir mais ou menos a mesma linha. Porque se eu for dar um workshop diferente a cada vez, vou confundir minha cabeça já confusa!

E sigo pensando nisso, elaborando todas as minhas vivências para encontrar um formato de workshop que fale a minha língua (mesmo quando os participantes forem estrangeiros). E, claro que esse workshop no Porto já está dentro disso, mas sinto que preciso aprofundar ainda mais. E encontrar um jeito de levar mais de mim e não mais do mesmo. Enfim, ainda trabalhando sobre isso.

No dia de ir embora do Porto eu fiquei até mal-humorada. Estava tudo tão bem. Uma cidade incrível, mil coisas que não tinha dado tempo de fazer. Um apêzinho muito simpático e bem localizado. Ah, eu facilmente moraria no Porto! Amei demais aquilo tudo, mas já falei isso, né!

Demoramos a definir como faríamos a ida do Porto para Lisboa. A ideia inicial era ir de trem. Mas achamos meio caro. Então resolvemos ir de ônibus mesmo. E ônibus é ônibus, né, tem sempre alguém que compra o doritos mais fedido e senta perto de você. Mas foi tranquilo. Paradinha em Fátima, só pra eu colocar no currículo que já estive em Fátima (mas não vimos absolutamente nada além da rodoviária).  

E aí era chegada a hora da nossa última parada nessa aventura! Lisboa! Eu já tinha ansiedade e preocupação com a apresentação! Mas essa já é outra parte dessa história (talvez a última parte).

(continua)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s